Mais do que o ‘Dia das Mulheres’

“Feliz dia das mulheres”, se você for uma mulher, provavelmente você irá ouvir muito essa frase hoje. Maaass… Parabéns por quê?

Mais um 08 de março chegou, e com ele vem todos aqueles clichês: “Feliz dia das mulheres, sem as mulheres os homens nada seriam”, “Parabéns pra você mulher guerreira”, etc e etc. Mas o dia das mulheres não se resume em um dia específico para parabenizar as mulheres apenas por serem mulheres. Acho que todo mundo já ouviu falar da história das operárias que fizeram greve e morreram carbonizadas dentro da fábrica no dia 08 de março de 1857, certo? Ou então em 1910 com mais greves e lutas por direitos. Enfim, todo mundo sabe que mulheres sempre tiveram que lutar muito por direitos básicos, e o dia 8 de março foi selecionado para nos fazer refletir sobre isso e sobre todas as outras questões feministas. Mesmo depois de mais de 100 anos lutando por direitos e igualdades, nós mulheres, ainda não somos tratadas de tal forma. Ainda somos vítimas de abusos, violência doméstica, opressão moral, estupros, recebemos menores salários, somos vistas como objeto sexual, e ainda querem decidir por nós se vamos ou não ter um filho que está dentro de nós e não deles. Não somos livres nem para escolher a roupa que iremos sair de casa, pois se você usar uma roupa muito curta ou muito justa poderá ser assediada ou então ser chamada de vadia. Deixamos que estipulem por nós a quantidade de homens que podemos ficar em uma noite, ou em uma vida, e se ultrapassarmos o limite estipulado somos vistas como vagabundas. Temos uma lei que só tem nome, mas que na prática não nos protege de agressões físicas, há mulheres que apanham até não poder mais, até que as matem e assim deixam filhos, sonhos, família, e uma vida inteira no vão. Então, pare e pense. Pense em tudo o que você, mulher, é para si mesma e para o resto da sociedade. Pense nos seus direitos, e lute por eles, pois você pode sim sair com o seu shorts curtinho e usar aquela sua blusa com decote porque isso não convite pra macho. Denuncie! Abuso sexual e agressão física são crimes, e quem pratica não pode ficar solto por aí. Trabalhe, pois isso é uma das maiores conquistas femininas e isso te torna independente de qualquer pessoa. Beije, faça sexo com quem desejar, o corpo é seu e de mais ninguém, portanto, você decide o que fazer com ele e com quem fazer, se você está solteira, meu bem, não tem problema algum.

Não venha nos chamar de sexo frágil, nós somos sim mais fortes, mais espertas e mais inteligentes. Não são eles quem tem que escutar piadinhas machistas e totalmente sem graça, cantadas nojentas, não são eles que suportam a dor e as consequências de um parto, menstruam todo mês, cuidam da casa dos filhos, marido,trabalho, e ainda tem que arranjar um tempo pra andar arrumada porque se for desleixada logo é criticada. Então, parabéns mulheres. Não só por hoje, parabéns por todos os dias, por todas as lutas, por todas as dores e preconceitos sofridos. Nós somos incríveis, bem mais do que imaginamos.

E para os homens, quando forem parabenizar as mulheres hoje não digam apenas que elas são especiais e mais fortes do que vocês ou apenas cheguem com um buquê de flores, pois mulheres querem mais do que isso, mulheres querem RESPEITO!

(Roberta Tokunaga)


“Já é tarde, tudo está certo
Cada coisa posta em seu lugar
Filho dorme ela arruma o uniforme
Tudo pronto pra quando despertar
O ensejo a fez tão prendada
Ela foi educada pra cuidar e servir
De costume esquecia-se dela
Sempre a última a sair…

Disfarça e segue em frente
Todo dia até cansar
Uooh!
E eis que de repente ela resolve então mudar
Vira a mesa
Assume o jogo
Faz questão de se cuidar
Uooh!
Nem serva, nem objeto
Já não quer ser o outro
Hoje ela é um também

A despeito de tanto mestrado
Ganha menos que o namorado
E não entende porque
Tem talento de equilibrista
Ela é muita se você quer saber
Hoje aos 30 é melhor que aos 18
Nem Balzac poderia prever
Depois do lar, do trabalho e dos filhos
Ainda vai pra night ferver.”

Desconstruindo Amélia – Pitty

Mexo, remexo na inquisição
Só quem já morreu na fogueira
Sabe o que é ser carvão
Uh! Uh! Uh! Uh!

Eu sou pau pra toda obra
Deus dá asas à minha cobra
Hum! Hum! Hum! Hum!
Minha força não é bruta
Não sou freira
Nem sou puta

Porque nem toda feiticeira é corcunda
Nem toda brasileira é bunda
Meu peito não é de silicone
Sou mais macho
Que muito homem
Nem toda feiticeira é corcunda
Nem toda brasileira é bunda
Meu peito não é de silicone
Sou mais macho
Que muito homem…

Ratatá! Ratatá! Ratatá!
Taratá! Taratá!

Sou rainha do meu tanque
Sou Pagu indignada no palanque
Hanhan! Ah! Hanran!
Uh! Uh!
Fama de porra louca
Tudo bem!
Minha mãe é Maria Ninguém
Uh! Uh!

Não sou atriz
Modelo, dançarina
Meu buraco é mais em cima”

Pagu – Rita Lee

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s