Meu Parágrafo Favorito

“O fardo mais pesado esmaga-nos, verga-nos, comprime-nos contra o solo. Mas, na poesia amorosa de todos os séculos, a mulher sempre desejou receber o fardo do corpo masculino. Portanto, o fardo mais pesado é também, ao mesmo tempo, a imagem do momento mais intenso de realização de uma vida. Quanto mais pesado for o fardo, mais próxima da terra se encontra a nossa vida e mais real e verdadeira ela é.

Em contrapartida, a ausência total de fardo faz com que o ser humano se torne mais leve do que o ar, fá-lo voar, afastar-se da terra, do ser terrestre, torna-o semirreal e os seus movimentos tão livres quanto insignificantes.”  – A Insustentável Leveza do Ser, Milan Kundera

Escolhi esses dois parágrafos desse livro porque simplesmente sou apaixonada por eles, na realidade, retirei esses dois parágrafos do meu capítulo favorito do livro. Comecei a ler esse livro quando estava muito perdidona na vida, não via muito sentido, essas coisas, o livro não me ajudou em nada, muito pelo contrário só plantou mais dúvidas na minha cabeça, mas também mostrou que ficar dividida não tem problema.

A Insustentável Leveza do Ser é um clássico da Filosofia, mas não fica só filosofando. Achei que seria aquele livro que só apresenta teorias e essas coisas, mas é, na verdade, um romance. A história nos mostra essa diferença entre o peso  e a leveza, e é um pouco tendencioso, ao longo da história você pode perceber que o autor prefere mesmo o peso, mas isso é escolha do leitor.

A teoria é pequena, através das histórias, que, ao mesmo tempo que paralelas, se cruzam,  você entende cada vez mais todo o significado da tese. O melhor é que você escolhe no que acreditar.

Eu criei a minha própria teoria, sem deixar de concordar com as apresentadas. É a do equilíbrio. Se vocês já leram algum texto meu sabem do que estou falando, eu sempre falo disso.

Esses dois parágrafos me ajudaram a entender que a vida não precisa ser ou oito ou oitenta, ela pode ser quarenta.

Tenho um apreço muito grande por esse livro, amei ter essa experiência desse tipo de leitura, não li muito rápido, mas também não muito devagar, foi o tempo certo, foi a hora certa para se ler essa história.

Além do mais, como todo livro, me fez crescer mais um pouquinho e fico muito feliz quando me perguntam quais livros eu já li e esse está na lista. Só eu sei o quanto essas palavras significaram pra mim e não adianta tentar descrever, porque não há palavras para descrever o indescritível.

P.S.: Eu seeeei que era só um parágrafo, mas minha explicação ia ficar muito sem sentido, não poderia escolher entre esses dois nunca na minha vida.

Isso é tudo pessoal.

Besitos, Carol.

Um comentário sobre “Meu Parágrafo Favorito

  1. “Quanto mais pesado for o fardo, mais próxima da terra se encontra a nossa vida e mais real e verdadeira ela é”

    Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro. Depois de ler sua opinião, com certeza vou procurar saber mais! Parece ser daqueles que te fazem pensar em toda a sua existência.

    Ótima escolha!
    Ps: você escreve MUITO bem!

    Beijos,
    http://folie-a-books.blogspot.com.br/

Deixe um comentário

