Mais um ano passou e oque fica de lição?

Para responder esta pergunta foi preciso pensar muito, pois lembrar de 12 meses, de experiências vividas nesse tempo e principalmente do que eu realmente consegui absorver dessas experiências não é fácil. Às vezes nós passamos por algumas situações e no final nós só ficamos tristes ou felizes, ignorando a possibilidade de ter aprendido alguma coisa. É interessante, depois de viver uma nova experiência, parar para pensar porque aquilo aconteceu, se foi bom ou ruim, a possibilidade de acontecer de novo, a possibilidade de você gostar de novo ou não, se poderia ter feito algo para mudar o final da história e etc. Tudo isso para perceber se algo foi aprendido ou não. Tudo bem, tudo bem, pensar de mais pode nos levar a loucura, eu sei. Mas tentar aprender é sempre bom, é no mínimo melhor do que ficar chorando pelos cantos se perguntando “POR QUE??? POR QUE COMIGO???”, a final, as coisas não acontecem só com você, se você pensa assim saiba que o nome disso é egoísmo.

Às vezes nós passamos por situações e acabamos aprendendo absolutamente nada. Pois é, isso acontece, e quando acontece significa que vamos precisar de mais uma (ou mais) experiência parecida com aquela para que você possa finalmente aprender. E não, isso não significa que você seja lerdo ou burro.
E às vezes nós aprendemos e nem percebemos, a gente só se da conta quando aparece outra situação parecida e faz tudo diferente, e quem sabe se sai melhor. Mas a questão é: o que 2013 deixou de lição? Bom, confesso que não me lembro muito bem do primeiro semestre deste ano, ou porque já tem um tempinho, ou porque as coisas que aconteceram no segundo semestre mexeram mais comigo, mas enfim.

Neste ano eu aprendi a ser mais sincera com os outros e comigo mesma. Não adianta negar um sentimento ou um fato de si mesmo, você sabe a verdade e não adianta querer escapar dela tentando se enganar porque isso não vai mudar nada, a verdade vai ser verdade até deixar de ser e não até que você queira que não seja mais verdade, você não pode mudar isso. Portanto, seja sincero consigo mesmo, assim evitará ilusões e se não houver espaço para ilusões sobrará espaço para a auto estima. E sobre ser sincero com os outros é sempre melhor do que mentir e fingir (sim, são coisas diferentes). Mentiras sempre (S.E.M.P.R.E) acabam mal, e fingir pode até parecer a melhor saída algumas vezes, mas não é. Quase sempre é difícil ser sincero com as pessoas, poder falar tudo oque está entalado é uma coisa complicada, mas é melhor do que o sufoco que isso te dá. Tente sempre a conversa, essa é a melhor resolvedora de problemas.

Uma das lições que este ano deixou para mim e que eu tenho certeza de que vou levar para a vida é que o medo é uma mentira. O medo nos faz acreditar em coisas que não são necessariamente verdadeiras. Ele nos faz acreditar em uma coisa que talvez nem exista e que só quer impedir a nossa felicidade. Já tive tanto medo, de tanta coisa que se eu fosse fazer uma lista não saberia por onde começar e nem até onde essa lista iria parar. Alguns desses medos eu acabei enfrentando ou por obrigação ou por curiosidade ou porque o desejo foi maior que o medo, outros desses medos ainda estão na minha lista e eu espero um dia enfrentá-los (quem sabe em 2014?!) assim como eu enfrentei os outros e consegui vencer. Não tenha medo de tentar, não tenha medo de fazer, não tenha medo do novo e nem do feio, vai lá e experimenta! Se atreva mais, se permita mais. Quem sabe dá certo!? E se você gostar?! O medo só deixa as coisas dez mil vezes maiores e piores do que elas realmente são.
Uma lição que 2013 tentou me ensinar, e eu consegui entender tudo direitinho na teoria é: se desconecte. Mas esta eu ainda estou tentando colocar em prática. A internet pode nos ajudar muito e de várias formas, nem vou citar como a internet nos ajuda porque todo mundo já sabe, mas ela também pode nos atrapalhar muito. Este ano eu vi tantos casos de pessoas que de alguma forma se prejudicaram por conta da internet, eu mesma tive um desfavorecimento com isso, no meu caso nem foi uma coisa grave, mas vi casos de pessoas um tanto quanto próximas que se prejudicaram de verdade por se expor tanto na rede. Então fica a dica: Tente se desconectar um pouco desse mundo digital que nos aprisiona tanto. P.S.: Também estou nessa luta #NãoTáFácil #StayStrong hahah
Determinação é a palavra. Esta é outra lição que ainda não foi 100% concluída, mas está no caminho. Determinação, persistência, positividade e pasciência são essenciais para que seus sonhos, planos e metas se realizem. Foco naquilo que tanto se almeja. Não desista, mesmo quando estiver desanimado e cansado continue. Tenha fé, seja o primeiro a acreditar em você, se você não tem fé não tem pra que sonhar. Tenha pasciência, só chuva cai do céu mais nada, esqueça a pressa, pra que pressa? Você pode não ter oque quer agora, mas pode ter um dia se continuar lutando.
E a última lição, para encerrar logo este texto, é: Às vezes as pessoas que parecem não se importar tanto com a gente são as que mais se importam. Eu fui surpreendida com isto em 2013 e surpreendi pessoas com isto também. E quem eu pensei que fosse se importar mais, não se importou tanto assim. Então, temos que aprender com o tempo a colocar as pessoas nos lugares certos nas nossas vidas e tomar cuidado para não enverter os lugares e acabar em confusão. Uns tem que ficar mais próximos do que outros, pois uns nos fazem felizes e outros nos deixam somente alegres.

Dois mil e treze não foi um ano ruim pra mim, é lógico que tive altos e baixos mas nada é mais normal do que isto. Espero que esse novo ano traga novas experiências. Experiências boas e as nem tão boas também para que eu possa aprender mais. E que 2014 seja maravilhoso 😀

Beijinhos, Roberta.

3 comentários sobre “Mais um ano passou e oque fica de lição?

  1. 2013 não foi um dos meus melhores anos, eu não estava bem. Mas com isso vi que não valeu a pena viver como vivi e quem em 2014 iria fazer tudo diferente! Já comecei com o pé direito, com certeza. Feliz ano novo, e que todos os seus desejos sejam realizados! Curtindo aqui.
    Beijos,
    destemidagarota.blogspot.com

Deixe um comentário

